O futuro é agora: Lean 4.0

Publicado por Roberto B. Nobrega em 26/12/2017

Metávoli - O futuro é agora: Lean 4.0

Me deparo muitas vezes com alunos e colegas me perguntando sobre ao futuro do lean e sua desconfiança em relação à aplicação dentro de um contexto da Indústria 4.0 e o mundo digital em evolução.

Quero aproveitar esta oportunidade para dividir e tentar contribuir com minha visão de que Lean é uma filosofia, um modelo de pensamento que altera o comportamento de pessoas e organizações.

Não existe a possibilidade de sobreviver e crescer em um mercado cada vez mais competitivo e inteligente se você não fizer uso de técnicas e ferramentas que permitam melhoria contínua em seus processos.

A indústria 4.0 não significa como muitos dizem a automação pura e simples de processos, mas sim, a forma inteligente de se trabalhar em toda a cadeia produtiva, aproveitando de maneira inteligente todos os recursos disponíveis.

Profissionais Lean, engajados na identificação contínua de inovação de processos, com aplicação da mais adequada ferramenta Lean, como SMED, POKA YOKE, PULL SYSTEM, enfim, qual delas deve ser aplicada quando e onde?

A indústria do futuro combina de forma homogênea toda a tecnologia digital com um conceito assertivo de trabalho inteligente, de processos e tarefas que não admitem perdas evidentes e não tratadas nos ambientes de trabalho. Não há espaço para profissionais que não pensam Lean trabalhar com esta nova tecnologia.

Fábricas inteligentes requerem profissionais inteligentes, preparados, líderes extraordinários, servidores, estratégicos que transformem pessoas comuns em profissionais de alta performance.

O desafio está lançado e profissionais que utilizam em suas atividades a maior parte do tempo seu corpo da cabeça para baixo estão correndo sério risco de obsolescência.

Há um perfeito relacionamento entre Lean e Indústria 4.0 e para isso, organizações precisarão de profissionais que pensam, decidem, inovem, participem ativamente das decisões.

O mundo mudou e precisamos acompanhar esta mudança, porém, o momento requer compromisso com o conhecimento, crença de que é possível fazer melhor, domínio de conceitos e ferramentas de melhoria contínua e mente aberta para o novo.

O futuro é agora, se pretende ser um profissional desejado pelo mercado, invista em conhecimento, quebre paradigmas, seja pró-ativo, pois não há mais espaço para profissionais que não façam diferença. A sintonia existente entre Lean e Indústria 4.0 nos leva para cima, para novos e desafiadores resultados.

Contato

Entre em contato para agendar uma apresentação da empresa

Metávoli

Av. Paulista, 807 - Cj. 2319, Bela Vista, São Paulo, SP, CEP: 01311-100
Tel.: (11) 3090-9340

contato@metavoli.com.br